||| Sobre

 

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) teve sua origem no ano de 1992. Seu objetivo inicial foi congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater o pulsante tema do “Planejamento Tributário.” Na década de 90 e virada do século XX, o país vivenciava grandes debates sobre como racionalizar o impacto dos tributos na atividade empresarial e do cidadão, e o IBPT difundia estudos e serviços orientados à modernas técnicas de planejamento tributário.

Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária no entendimento sobre um Estado eficiente.

Antevendo novos rumos na sua atuação institucional, o IBPT lançou em 2004 o tema “Governança Tributária” como pauta no meio acadêmico e empresarial, promovendo iniciativas nesta última década que referenciaram o IBPT como sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de pesquisas de mercado e estudos tributários sob encomenda, nas análises feitas à sociedade sobre tributação e nos seus serviços prestados na seara do planejamento empresarial e setorial.

Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais para prover suas soluções.

||| Equipe

Pró-ativa e participativa, a equipe do IBPT está presente nos eventos, seminários, congressos e debates mais importantes da área tributária e questões adjacentes. São profissionais com formação em instituições acadêmicas de renome, nacionais e internacionais. Preocupados em livrar a população da pesada carga tributária, o grupo alicerça um legítimo movimento social brasileiro.

Gilberto Luiz do Amaral

gilberto.amaral@ibpt.org.br

Advogado tributarista, contador, professor de pós-graduação em governança, planejamento e direito tributário, Presidente do Conselho Superior e Head de Estudos  do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação,  sócio da Amaral, Yazbek Advogados e Empresômetro Inteligência de Mercado.

João Eloi Olenike

Contador, bacharel em Direito, auditor, perito judicial, professor de pós-graduação em  Gestão Tributária e Perícia Judicial, Professor em cursos de ensino à distância, coordenador da Comissão de Tributação do CRC Pr; palestrante em eventos, Presidente Executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, sócio da empresa EXPERT JA – Consultoria e Planejamento Tributário e Membro da Academia Paranaense de Ciências Contábeis.

Letícia Mary Fernandes do Amaral

Mestre em Direito Internacional e Europeu de Negócios (Université de Sciences Sociales), França. Experiência na Gray’s Inn Tax Chambers, Londres. Membro do Instituto de Governança Tributária e do IBPT. Sócia da Amaral & Advogados Associados, Curitiba.

Cristiano Lisboa Yazbek

Advogado tributarista, especializado em Planejamento Tributário pela Universidade Positivo. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC Paraná. Sócio da Amaral, Yazbek Advogados. Diretor Jurídico do IBPT. Professor do MBA em TAX da Universidade Positivo. Responsável pelas Estratégias e Negócios das consultorias de mercado no âmbito do IBPT Pharma.

Carlos Pinto

carlos.pinto@ibpt.org.br

Advogado. Tributarista. Especializado em Negócios, idealizador da Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Diretor de Novos Negócios do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Executivo de Inteligência de Negócios do Empresômetro, criador da CAPN Inteligência em Negócios e Tributação. Professor MBA Live University, mentor de Startups da Inovativa Brasil.

Otávio Augusto Fernandes do Amaral

Advogado inscrito na OAB/PR sob o nº 67.554, com especialização em Direito Tributário e Processo Tributário pela Universidade Positivo. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Diretor Jurídico do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

Fale pelo WhatsApp
Close Bitnami banner
Bitnami