IBPT foi citado em 17 veículos de comunicação na última semana

Decisão do STF por cobrança de imposto retroativo gera prejuízos milionários a empresas

No início de fevereiro, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que gerou revolta tanto no meio jurídico quanto tributário e empresarial. Trata-se da mudança sobre a “coisa julgada”, nome atribuído a uma decisão considerada definitiva, que terá efeito sobre tributos retroativos.

Nesse caso, a modificação do entendimento envolveu o recolhimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Empresas que não recolhiam o imposto com base em sentenças transitadas em julgado terão de recolher os tributos retroativos desde 2007, quando o STF decidiu pela sua constitucionalidade.

Fonte: Gazeta do Povo

Por que uma reforma tributária?

Publicado pelo Banco Mundial, o Relatório Doing Business revelou que as empresas brasileiras levam, em média, até 1.501 horas por ano para efetuar o pagamento de tributos, ao passo que a média dos países que integram a OCDE é de apenas 156 horas

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.agazeta.com.br/artigos/por-que-uma-reforma-tributaria-0323 ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Rede Gazeta estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Rede Gazeta (agenciaag@redegazeta.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Rede Gazeta faz para produzir um conteúdo jornalístico de qualidade.

Fonte: A Gazeta

PoReforma tributária: entenda a proposta do governo federal sobre o tema

O projeto de reforma tributária é uma das prioridades do governo federal desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas o que exatamente deve mudar no sistema tributário brasileiro com os projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional? Este texto tem o objetivo de explicar como é o sistema tributário brasileiro hoje, mostrar as propostas que o governo apresenta para tentar reduzir sua complexidade e explicar por que a reforma será “fatiada”..

O sistema tributário brasileiro já foi chamado de “caótico” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo secretário especial de Reforma Tributária, Bernard Appy. Em tese, ele é regido pela Constituição de 1988, mas dados coletados por especialistas, como o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), diferentes órgãos editam mais de uma norma tributária por hora no país.

Fonte: Eu Quero Investir

Veja mais citações do IBPT na ultima semana:

Academia Brasileira de Formação e Pesquisa

Diário do Vale Ceara

Inatec Contabilidade e Consultoria

LinkedIn – Pulse

Deltec Contabilidade

Seu Credito Digital

Consultor Jurídico

Confiscon

Apet

Diário Campineiro

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?