Tributo sobre consumo e renda pode mudar, mas carga não cai no próximo governo

No último sábado, 17 de setembro, o Folha de São Paulo publicou uma matéria, sobre cargas de impostos dos projetos dos presidenciáveis. Com entrevista do Dr. Gilberto Luiz Do Amaral.

O Brasil é um país que tributa mais o consumo e menos a renda e a propriedade, na comparação com outros países, segundo o IBPT. Com isso, penaliza os mais pobres, como mostram diversos estudos na área.

Outro problema é que os tributos sobre o consumo se concentram mais nos bens, que proporcionalmente pesam mais na cesta de compras da baixa renda, e menos nos serviços, mais presentes no orçamento das rendas mais elevadas.

Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, destaca o consenso entre a maioria dos candidatos em torno de outro ponto, a taxação sobre dividendos, um pleito histórico da esquerda brasileira e que tentou ser implementado pelo atual governo na reforma do IR.

Confira a matéria completa: Folha de São Paulo.

Veja mais citações do IBPT na ultima semana:

Me Poupe – Ep. 2

Sua Finança

Guaíba

Yahoo

Exame

Zero Hora

Veja

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?